ex-voto - Definition. Was ist ex-voto
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist ex-voto - definition

Ex-votos; Fórmula votiva
  • Pintura com ex-voto em agradecimento de vida salva
  • Ex-votos dedicados ao Gauchito Gil, Pv. Buenos Aires, Argentina, 2011
  • Ex-votos de cera na Galiza.
  • Placas votivas no Santuário Nuestra Señora de Lourdes, Mar del Plata, Argentina
  • Vários tipos de ex-voto.

Ex-voto         
m.
Quadro, imagem, etc., que se colloca em igreja ou ermida, em cumprimento de um voto.
(Loc. lat.)
ex-voto         
sm (ex+voto) Imagem, quadro, objeto que se coloca em capela ou igreja, para comemorar um voto ou promessa feita em ocasião de perigo ou doença.
Ex-voto         
O ex-voto (do latim: Por força de uma promessa, de um voto; ou a abreviação de ex-voto suscepto - o voto realizadoEx-voto - Definição - Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural, 30 de março de 2007 (visitado em 23-3-2010))

Wikipedia

Ex-voto

O ex-voto (do latim: Por força de uma promessa, de um voto; ou a abreviação de ex-voto suscepto - o voto realizado) é o presente dado pelo fiel ao seu santo de devoção em consagração, renovação ou agradecimento de uma promessa. As expressões votivas são tradicionalmente reconhecidas sob as formas de pinturas ou desenhos, figuras esculpidas em madeira, modeladas em argila ou moldadas em cera, muitas vezes representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas. Comumente são representados como placas com inscrições, manuscritos em papel ou como objetos de uso cotidiano, ressignificados no contexto religioso. Podem, ainda, substituir a representação física por atos, interdições, obrigações, sacrifícios pessoais, falas, gestos ou ritos, vindo sempre a apresentar formas e valores litúrgicos dos mais variados. São colocados em igrejas, capelas, estátuas, cemitérios e cruzeiros de acontecido, para pagar promessas, agradecer uma graça alcançada, consagrar ou renovar um pacto de fé. O advento da oferta votiva abre ou fecha um ciclo transacional que se imagina tão antigo quanto a própria existência humana. Trata-se de uma expressão moderna da relação entre o frágil mundo dos homens e o inexorável mundo dos deuses. É uma relação cujo modelo estrutural se mantém semelhante em diferentes matrizes religiosas, desde a Antiguidade.